Imprimir

O que o rap e a sociologia têm em comum? Inquérito responde em Linha Abissal

Escrito por Marcelo em . Postado em Vídeos

INQUÉRITO, Renan traça uma Linha Abissal para responder essa pergunta

INQUÉRITO, Renan traça uma Linha Abissal para responder essa pergunta.

Foi o olhar singular de Renan Inquérito sobre o papel do hip-hop como forma de produção de conhecimento e aproximação que despertou o interesse do sociólogo Boaventura de Sousa Santos. O professor português enxerga no hip-hop a energia perdida pelas ciências sociais nos últimos anos, e mantem parceria com o rapper desde 2012, quando escreveram juntos o roteiro do espetáculo Ópera Rap Global.

A habilidade de Inquérito em traduzir temas complexos e desburocratizar o saber, levou-o até a Universidade de Coimbra (Portugal), e por uma temporada abria as aulas do sociólogo com rap’s que resumiam os principais conceitos abordados em sala.

Nesta ocasião surgiu a letra de Linha Abissal, musicada posteriormente e lançada hoje (30/11) como novo single do Inquérito. Outras letras escritas no mesmo período, vão compor um capítulo do livro “Na Oficina do Sociólogo Artesão”, a ser lançado mundialmente no próximo dia 03 de dezembro pela Editora Cortez.

Para Renan a Linha Abissal “cruza rap com sociologia e resulta de um desafio lançado por Boaventura de Sousa Santos para combinar arte e ciência num exercício a que chama de “Ecologia de Saberes”. A Linha Abissal representa a divisão entre quem é reconhecido e quem é invisível à luz da linguagem dos direitos, entre o conhecimento classificado como relevante e os saberes desvalorizados pelo pensamento hegemônico. Aqui, a metáfora é reinterpretada a partir dos lugares e da linguagem do meu rap”.

A partir daí o compositor versa sobre a divisão da sociedade e as linhas, cartográficas e metafóricas, que segregam o visível e o invisível; o que está do lado de lá e o que está do lado de cá da linha. A música versa sobre a desigualdade, tema que permeia toda a trajetória de Inquérito como algo a ser denunciado e combatido. Linha Abissal é letra de resistência, ou melhor uma linha de resistência que se apresenta por meio da poesia.

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar